top of page

Tecnologia Social Orla sem Lixo

O projeto Orla sem Lixo integrou pescadores da Ilha do Fundão na gestão do lixo flutuante, reduzindo a poluição e promovendo inclusão social. Seus resultados foram apresentados em 2022.

O IDRAS em parceria com o LARES/IE/UFRJ desenvolveu o projeto “Orla sem Lixo” participando da etapa de realização do Diagnóstico Participativo e mitigação de conflitos com os pescadores artesanais da Ilha do Fundão.


O projeto Orla sem Lixo tem como objetivo geral o de reduzir a poluição nos oceanos e ressignificar o espaço costeiro a partir de novas oportunidades de trabalho e renda, minorando a exclusão social e incluindo as comunidades de pesca artesanal na cadeia produtiva de intercepção, coleta, transporte e reciclagem do lixo flutuante.


A etapa do diagnóstico participativo e mitigação de conflitos com os pescadores artesanais da Ilha do Fundão consistiu em caracterizar a atividade de pesca realizada pelas comunidades vinculadas às Associações de Pescadores Artesanais, assim como os problemas e potencialidades para construir uma solução para o lixo flutuante na Baía de Guanabara.


Os resultados do projeto foram apresentados no Congresso Brasileiro de Economia Social, Solidária e Cooperativismo em agosto de 2022.

Galeria

bottom of page