Plano Integrado de Saúde nas Favelas
O IDRAS colaborou com o Plano Integrado de Saúde nas Favelas apoiando diagnósticos e capacitação comunitária. A iniciativa promove saúde integral e inclusão social em territórios vulneráveis.
O Plano Integrado de Saúde nas Favelas do Rio de Janeiro, coordenado pela Fiocruz, é uma iniciativa inovadora voltada para a promoção da saúde integral e inclusão social em comunidades vulneráveis. Criado em 2021, o projeto já beneficiou milhares de pessoas em 33 municípios do estado, fortalecendo políticas públicas e ampliando o acesso a serviços essenciais.
Com um investimento ampliado para R$ 22,2 milhões, o Plano agora alcança 146 territórios, promovendo ações como treinamento profissional na área da saúde, segurança alimentar, saúde mental, comunicação comunitária e agroecologia. Desde seu início, já foram distribuídas mais de 500 toneladas de alimentos, apoiadas cozinhas comunitárias, promovidos cursos de formação e fortalecidas redes locais de assistência social.
Em 2024, o Plano avança com a implementação de 56 novos projetos, ampliando sua atuação para favelas da Zona Norte, Oeste, Sul e região central do Rio de Janeiro. Além disso, será iniciado o desenvolvimento de um Plano Integrado de Saúde para a Rocinha, que mapeará ações de vigilância popular em saúde para subsidiar iniciativas coordenadas entre gestão pública e sociedade civil.
A iniciativa reafirma o compromisso de promover a participação social na construção de políticas públicas de saúde, contribuindo para a redução das desigualdades e o fortalecimento do SUS nos territórios periféricos.
Galeria

