Conhecendo o Cerrado
Conceitos e Atividades

O que motivou este guia
Este Guia foi elaborado a partir da pesquisa da equipe de consultores do Instituto de Responsabilidade Ambiental e Social (IDRAS) quando do Projeto Plano Estratégico dos Parques Denner, Setor O, Estrutural e das Corujas contratado pela Secretaria de Meio Ambiente e Proteção Animal do Distrito Federal.
Constatou-se a reduzida presença da Educação Ambiental (EA), em particular, de temas sobre o bioma Cerrado no currículo escolar. Partindo do pressuposto que “defendemos o que conhecemos”, este Guia tem como objetivo despertar habilidades e lideranças entre os educadores e jovens para conscientizá-los sobre a contínua degradação do Cerrado e para que os alunos se reconheçam como agentes ativos na conservação do bioma. O Cerrado é o bioma brasileiro mais ameaçado, incluindo nascentes que alimentam oito grandes bacias hidrográficas brasileiras, detendo aproximadamente 5% da biodiversidade do planeta e cobrindo 23% do território nacional. Uma vez que os assuntos relacionados ao Cerrado são temas transversais, que permeiam todas as áreas do conhecimento, espera-se que este conteúdo possa ser aplicado pelos professores de forma interdisciplinar nas escolas, introduzindo a temática dentro e fora de sala de aula, de forma prática e criativa.
O Guia pode ser adotado nos currículos da Educação Infantil ao Ensino Médio, conforme habilidades e competências trabalhadas em cada ano de escolaridade. O Meio Ambiente é conjunto de elementos físicos, químicos, biológicos e sociais que podem causar efeitos diretos ou indiretos sobre os seres vivos e as atividades humanas. No âmbito do ensino, isto significa que cada disciplina, está diretamente ou indiretamente relacionada com a temática ambiental. Cada uma tem um olhar e algo a dizer ou a trabalhar na EA. Portanto, o processo de EA só se constrói quando se obtém, verdadeiramente, o engajamento das múltiplas disciplinas presentes na grade curricular.
Profa. Dra. Dalia Maimon Schiray, Presidente do IDRAS
O que você vai encontrar aqui
Em “Conhecendo o Cerrado: conceitos e atividades” são propostas atividades práticas para complementar o currículo escolar com foco em Educação Ambiental sobre o Cerrado e facilitar a abordagem transversal do tema dentro e fora de sala de aula. Essas atividades estão contextualizadas com as competências gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e têm como objetivo fornecer estratégias ao educador para que ele possa introduzir a temática sobre o bioma Cerrado na sua escola. O conteúdo deste Guia começa com uma breve conversa sobre o bioma Cerrado para contextualizar o tema e todos os capítulos são finalizados com sugestões de questões para inspirar discussões em sala de aula, acrescidos de uma lista de referências, entre livros, cartilhas, sites e vídeos para saber mais informações sobre o assunto do capítulo.
